Dicas

Organizando a despensa

Nem sempre temos a cozinha dos sonhos e às vezes podemos ficar perdidos porque não lembramos se compramos um determinado ingrediente, o que temos no armário e geralmente é porque ele está uma bagunça.

Aqui em casa não é diferente. Por comprar muitas coisas a granel em cerealistas, os produtos vêm em saquinhos fechados com arames (aqueles de pão) ou selados e o problema surge quando precisamos abrir um desses saquinhos mas sem consumir toda a quantidade comprada.

Há duas formas de armazenar:

1) enrolar a ponta e eles acabavam ficando semi-aberto
2) prender com pregadores

Como não gosto de nenhuma dessas opções, resolvi me libertar dessa vida bagunceira e organizar a cozinha investindo um pouquinho de dinheiro e tempo. Para isso, criei um método. Como eu tenho um armário embutido e um “paneleiro” acima da mesa, no paneleiro ficam os produtos fechados e no armário embutido ficam as ‘sobras’ dos produtos que já foram abertos.

Aqui vão algumas dicas que mudaram a cara da minha despensa.

#1 – DESAPEGA

Quantas pessoas você conhece que amam potes plásticos? Eu sou apaixonada por eles. Quanto mais, melhor. Mas, eles podem ser uma verdadeira bagunça, perdemos a tampa, quebram, trincam ou são levados embora…
Então, a primeira e mais valiosa dica é: toda vez que você comprar um pote plástico novo, livre-se de um velho.
Os de vidros são melhores, mas também mais caros.

#2 – PADRONIZAÇÃO

Para evitar aquele carnaval de cores, formatos e tamanhos é importante que os potes sejam padronizados. Eu optei por potes plásticos transparentes retangulares com tampa, mas você pode optar por redondos, quadrados, herméticos e etc, o importante é que sejam transparentes facilitando a visualização do conteúdo. Para armazenar os alimentos eu deixei apenas dois tamanhos: médio (+ – 870ml) e pequeno (+ – 500ml). Para as sobras menores, eu tenho potes minis, mas eu não os utilizo tanto, deixo apenas para quando vou passar o dia fora e quero levar algum lanchinho. Potes grandes também são um problema para armazenar quando não estão sendo utilizados, então os evito ao máximo.

#3 – ETIQUETAR

Vamos constatar uma coisa simples: farinha de trigo refinada, farinha de arroz, polvilho doce, polvilho azedo, açúcar refinado, bicarbonato e sal têm a mesma cor. E fica difícil distinguir sem abrir o pote e cheirar, não é mesmo?
Então, para evitar isso, colocar etiquetas no próprio pote (ou na tampa) com os nomes e validades ajuda a não perder de vista aquele ingrediente na hora de cozinhar. Você pode usar etiquetas de papel impressas presas nos potes com durex, fita crepe ou contact . Se optar por potes redondos, você pode amarrar etiquetas de papel com barbantes que fica bem legal também.

Outra dica é usar massinhas adesivas Pritt para fixar as etiquetas. As massinhas são como chicletes que grudam nas superfícies sem deixar marcas, assim, na hora de lavar os potes, você pode retirar facilmente as etiquetas sem deixar resíduos de cola, sem rasgar as etiquetas e sem precisar refaze-las.

Aqui tem um template de etiquetas que você pode imprimir e usar: coloridas / preto e branco / rosa e preto

#4 – BANDEJAS / CESTOS

Você pode utilizar bandejas ou cestos para organizar por ordem de uso, ou seja, cada categoria dentro de uma bandeja. Por exemplo, itens de café da manhã em uma bandeja, sementes e castanhas em outra bandeja e assim por diante, claro que esse método serve para quem não utiliza a padronização dos potes.

#5 – CESTO ‘PRIORIDADE’

Neste cesto você pode colocar itens que estão com o prazo de validade mais curto e assim você consegue se lembrar de que é preciso consumi-los logo, evitando o desperdício de alimentos e de dinheiro.

#6 – PRATELEIRAS / SUPORTES

A utilização de suportes internos pode ser bem útil e otimiza aquele armário criando prateleiras que podem ser bem fáceis de armazenar potes ou outros itens como pratos.

#7 – PORTA CONDIMENTOS

Todo mundo gosta daqueles potinhos lindos de condimentos (só que eles são bem caros).
DICA 1: Analise o seu perfil gastronômico, ou seja, evite comprar em muita quantidade aqueles condimentos e especiarias que você pouco usa. Se vai usar para apenas uma receita, sempre tem aquela banquinha na feira livre que vende temperos.
DICA 2: o ideal é que os condimentos e especiarias sejam armazenados em potes de vidro com tampa também etiquetados. Uma dica bacana é reutilizar os potes de vidro de geleia, azeitona, palmito ou molho de tomate.

Você também consegue achar em algumas lojas de utilidades domésticas aqueles potinhos de vidro ‘de maionese’ com tampa. Eles estão bem na moda para armazenar saladas, mas você também pode usar como porta condimentos.

#8 – FAÇA UM PLANEJAMENTO SEMANAL

Saber o que cozinhar durante a semana ajuda muito na hora de se organizar, afinal, a vida é bem corrida. Planejando com antecedência você se organiza com a lista de compras, economiza uma grana por comprar alimentos frescos e não perder alimentos que passaram da validade e ainda ganha tempo para fazer muitos “nadas” se você quiser.

Esse template de planejamento semanal vai te ajudar bastante porque você também consegue visualizar se a sua alimentação está saudável e variada e sabendo o que comer no dia seguinte, não precisa sair correndo para o mercado comprando qualquer porcaria na hora da fome.

Uma coisa que eu fiz e ficou bem bacana foi usar um porta retrato grande e eu escrevo no vidro e não preciso ficar gastando papel toda semana. 😉

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Espero que essas dicas te ajudem a deixar a sua cozinha mais organizada e você com mais tempo livre para curtir a vida. =)

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