Acompanhamento · Festa · Prato principal

Hamburger de lentilha

Sempre vi aqueles programas sobre alimentação, do tipo Você é o que você come e etc, mas por ser nos EUA, sempre achei que aquelas pessoas realmente estivessem exagerando no tamanho da comida e que até então era muito fora da realidade. E realmente, nas redes fast food dos EUA, o refrigerante grande é vendido em 1 Litro.
Até que, assisti a um documentário que me fez mudar de carreira, o Muito Além do Peso que me fez parar para pensar e me questionar sobre o que estou comprando e o que posteriormente irá parar na minha barriguinha e no meu sangue. E me pego pensando de que OK, sou veggie, mas isso não significa que eu tenha uma dieta balanceada e muito menos saudável. Aliás, ser veggie e não saudável é bem mais comum do que se imagina. Então, me matriculei no curso de Nutrição para aprender mais sobre a relação da comida e se somos realmente o que comemos. E logo no primeiro mês já me choquei com práticas diárias que são absurdamente fáceia de se proliferar bactérias e infecções. SIM, todos os problemas e doenças que temos, estão relacionados ao que comemos. Até mesmo aquela maldita celulite que muita gente se incomoda de ter.
E nem adianta fazer 400 tipos diferentes de tratamento contra as bichinhas, porque nada irá funcionar se você não mudar a sua alimentação.
Mas não é porque somos veggies que temos que nos privar dos encantos do prático, não tão rápido e gostoso fast food. Desde que, você saiba o que se está comendo. Mas, aqui é Slow Food travestido de Hamburger, então vamos a receita.
#Ingredientes
200g de lentilha
caldo de legumes
1 cebola grande picada
4 dentes de alho
1/3 colher de chá de cominho em pó
2 colheres de sopa de linhaça hidratada em o dobro de água
1/2 xícara de aveia em flocos
2 colheres de sopa de azeite
Sal (SE NECESSÁRIO)
Modo de fazer
 
1 – Em uma panela, coloque a lentilha para cozinhar com água e o caldo de legumes por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve.
2 – Em um processador, triture a cebola e o alho e reserve.
3 – Ainda no processador, triture a lentilha até que fique uma pasta. Não é necessário acrescentar água.
4 – De volta a panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Quando a cebola estiver transparente, acrescente a pasta de lentilha.
5 – Refogue até que a lentilha tenha ficado uniforme e desgrudando da panela
6 – Em um refratário, coloque a massa de lentilha, a aveia, a linhaça hidratada e o cominho. Corrija com sal SE FOR NECESSÁRIO..
7 – Misture bem e espere esfriar.
8 – Modele no formato de hambúrguer no tamanho desejados e frite em uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite ou asse em forno médio até que os dois lados fiquem dourados.
NOTA
1 – Ficará alguns grãos de lentilha, mas não tem problema porque ela já está cozida.
2 – A linhaça hidratada tem consistência de clara de ovo, e portanto, é um excelente substituto.
3 – A receita não vai farinha de trigo, mas a aveia tem glúten, então não é recomendado para celíacos.
4 – Azeite EXTRA-VIRGEM se aquecido, vira gordura saturada e isso é faz muito mal para o corpo, e por isso, ele só é utilizado para finalização de pratos e saladas. Portanto, para fritar ou cozinhar, utilize Azeite VIRGEM ou óleo (preferencia milho ou canola que são mais neutros).
Até. =)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s