Acompanhamento · Comidas Internacionais · Festa · Prato principal

Falafel

Essa é a época do ano onde quem convive com vegetariano (ou convidou algum vegetariano para a ceia) começa a se descabelar pensando o que fazer para agradar o convidado. Há 9 natais que passo pela mesma situação, lembrar a família que eu não como carne, frango, peixe, ovo, tender, chester, pernil. E claro que a maneira de resolver esse dilema é simples, leve sua própria comida, o suficiente para você e outras pessoas que possam se interessar pela comida. Se não tem muita intimidade com a pessoa, a ponto de levar um tupperware para o jantar, avise a com antecedência sobre a sua dieta. Tenho certeza que a pessoa não se incomodará.
Enfim, vai ter hommus e falafel. O falarel tem várias versões. Em viagem à Europa, experimentamos vários tipos de falafel como o libanês, armênio, árabe, turco e até do Qatar. Não se engane, eles são bem diferentes tanto no sabor como na apresentação, nos molhos e ingredientes. O meu preferido é o armênio.
Falarel tem que ser feito com tempo e paciência, principalmente paciência. Ah e é fundamental ter um processador de alimentos grande para facilitar o trabalho. Liquidificador não é recomendado. Mini processador é até possível, mas já aviso, 1kg de grão de bico é  igual a 24 vezes usando o mini processador e no multi são só duas vezes de uso.

Ingredientes

500g de grão de bico
2 cebolas grandes
12 dentes de alho
1 xícara de coentro picado
1 xícara de salsinha picada
2 colheres de chá de fermento (aquele para bolo)
Sal, pimenta do reino e cominho em pó a gosto

Modo de fazer

1. Coloque o grão de bico de molho e troque a água a cada 3 horas deixando de molho por 24 horas. Escorrendo-os bem depois.

2. Bata no processador em duas partes até que fique uma massa com granulados finos e que quase se dêem liga sozinha e reserve.

3. Triture a cebola, o alho. Misture os temperos à massa de grão de bico. E misture bem para que todas as partes tenham tempero.

4. Acrescente o fermento e leve a geladeira por uma hora. O fermento serve para dar liga na massa.

5. Retire da geladeira e veja se está dando liga sozinha ou se está com muita água. Se estiver muito molhada, esprema com as mãos para retirar o excesso de líquido. Você pode usar o líquido para fazer sopa. E coloque de volta à geladeira por mais um hora.

6. Retire da geladeira, faça bolinhas ( se tiver talento para isso ) ou no formato croquete. Esse processo exige talento ou paciência. Eu particularmente não consigo fazer bolinhas e não acho que elas ficam tão bem fritas por causa da quantidade de massa.  Mas, enfim isso fica a seu critério

7. Você pode assar ou fritar. Se fritar, não frite em óleo muito quente e frita até que fique bem dourado.

8. Coloque em um papel para absorver o excesso de óleo e sirva quente ou morno.

Aproveite. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s